Comit Gestor da Internet no Brasil

Ir para o conteúdo

Seminario de Privacidade

Palestrantes – Seminário 2013

silvio-meira SILVIO MEIRA – Silvio Lemos Meira é paraibano de Taperoá, onde nasceu em 02/02/1955, e Pernambucano de coração. Meira fez Graduação em eletrônica no ITA (1977), Mestrado em Computação na UFPE (1981) e Doutorado em Computação na University of Kent at Canterbury (1985) e é Professor Titular de Engenharia de Software do Centro de Informática da UFPE (como Professor de Graduação e Pós-Graduação). Como cientista-chefe do C.E.S.A.R é responsável por descobrir perguntas (ao invés de arranjar respostas) e inovação em geral. Também é Presidente do Conselho de Administração do PORTO DIGITAL e Conselheiro da IKEWAI (rede de investimentos e investidores).

eduardo-negerEDUARDO NEGER – “Eduardo Neger é empresário da área de tecnologia e inovação e atual presidente da Abranet (Associação Brasileira de Internet) . É pós graduado em Direto das Telecomunicações pela FG-SP, graduado em Direito pela PUC-Campinas e em Engenharia pela UNICAMP. Membro do OAB-SP, CREA-SP e Internet Society”

pablo-ortelladoPABLO ORTELLADO – é professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP e co-coordenador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (GPoPAI).

cassio-jordaoCÁSSIO JORDÃO MOTTA – Sócio e diretor da DataCast Assessoria Ltda., tem formação em Tecnologia da Informação e Eletrônica. Atualmente é Diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia do Sistema Fiesp/Ciesp, do DESEG Departamento de Segurança e Presidente do Conselho da Fundação Vanzolini. Foi conselheiro do IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas de S Paulo. Implantou em 1996 a Internet no sistema Fiesp e em 42 diretorias regionais do CIESP e em diversos sindicatos de classe propiciando o inicio da comunicação virtual nestas áreas e incentivando esta cultura nas empresas através dos sindicatos e associações. Participa dos conselhos fiscais do LACNIC e do NIC.br. Eleito diretor do ISOC capitulo brasileiro.

antonio-moreirasANTONIO M. MOREIRAS é Gerente de Projetos do CEPTRO (Centro de Estudos e Projetos em Tecnologias de Redes e Operações) no NIC.br, onde coordena o IPv6.br, uma iniciativa para a disseminação do IPv6 no país. É responsável ainda pela disponibilização gratuita da Hora Legal Brasileira na rede, via NTP, pela realização de estudos sobre a Web, pelo Zappiens.br, um portal para a divulgação de conteúdos de vídeo de qualidade em língua portuguesa, e por treinamentos direcionados a provedores Internet. Moreiras é membro fundador da ISOC Brasil e membro consultor das comissões de Ciência e Tecnologia e de Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP. Por formação é engenheiro eletricista (1999) e mestre em engenharia (2004), pela POLI/USP, com MBA em pela UFRJ (2008) e especializações em Governança da Internet pela Diplo Foundation (2009) e South School of Internet Governance (2010). De 1999 a 2007 trabalhou na Agência Estado, onde, dentre outras atividades, coordenou a equipe de qualidade de software. De 2002 a 2007 foi também professor em cursos de Computação e Redes na Unicid, Faculdades Tancredo Neves e Faculdades Radial.

paulo-martinsPAULO MARTINS – Engenheiro Eletrônico; Diretor de Prevenção à Fraude e Segurança da Informação da Telefônica / Vivo – Telecomunicações; Atua no mercado de Tecnologia da Informação e em Segurança da Informação e Prevenção à Fraude; Atuou como executivo na Indústria de Informática, em consultorias no Brasil e brasileiros na cooperação para a prevenção de fraudes nos canais eletrônicos.

dr.vitor-hugoDR. VITOR HUGO DAS DORES FREITAS – Advogado; Conselheiro Secional, Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP; Diretor da ISOC Escritório Brasileiro da Internet Society; Conselheiro Suplente pela OAB SP no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); Pós-Graduado em Direito de Informática pela Escola Superior de Advocacia de São Paulo.

valdemar-latanceVALDEMAR LATANCE NETO – Possui graduação em Direito pela Universidade de Sorocaba (2002) e, atualmente, faz curso de especialização em Inteligência Policial na Academia Nacional de Polícia. Delegado de Polícia Federal, lotado na Delegacia de Sorocaba/SP, atuou na coordenação de grandes operações policiais na Unidade de Inteligência Policial de Sorocaba/SP, no Grupo Especial de Investigações Sensíveis de São Paulo (GISE/SP) e no Setor de Inteligência Policial da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo (SIP/SR/DPF/SP). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual penal, sobretudo quanto aos seguintes temas: direito à privacidade, segurança pública, combate ao tráfico de drogas, licitação e inteligência policial. É autor do livro “DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO: A responsabilidade civil e criminal de seus agentes”.

geraldo-linoGERALDO LINO DE CAMPOS – Engenheiro Eletricista (EPUSP, 1969), Licenciado em Física (IFUSP, 1968), Mestre em Engenharia Elétrica (EPUSP, 1973), Doutor em Engenharia Elétrica (EPUSP, 1980), Livre Docente em Sistemas Digitais (EPUSP, 1988), Professor Titular em Sistemas de Computação (EPUSP, 1995). Aposentado da USP em 2001, atua como consultor independente

paula-martinsPAULA MARTINS – Integra a ARTIGO 19 desde a constituição do escritório brasileiro da organização em 2007 no qual coordena o trabalho geral do escritório e o núcleo de acesso à informação. Paula é formada em Direito pela Universidade de São Paulo e possui Mestrado em Advocacia de Interesse Público pela Universidade de Nova York. Antes de integrar a ARTIGO19, trabalhou como pesquisadora para a Human Rights Watch e foi oficial de programas do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Trabalhou como pesquisadora visitante na Federatión Internationale des ligues des Droits de l’Homme (FIDH) e para o European Roma Rights Center (ERRC). No Brasil, Paula trabalhou em pesquisas e ações na área dos direitos humanos em temas como direito a moradia, titulação de terras indígenas e direitos das pessoas portadoras de deficiência, assim como no desenvolvimento de programas de capacitação em direitos humanos em organizações como a Conectas Direitos Humanos.

rogerio-menesesROGÉRIO DE MENESES FIALHO MOREIRA – Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5a Região, sediado em Recife. Professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, desde 1991. Especialista em Direito Processual Civil, pela UNB-Fundação Universidade de Brasília. Participou de cursos de aperfeiçoamento em Louvain-la-Neuve (Bélgica), em Auckland (Nova Zelândia) em Lisboa (Portugal) e em Roma (Itália). Ingressou na magistratura federal em dezembro de 1993, tendo sido promovido ao TRF da 5a Região, pelo critério de merecimento, em ,maio de 2008. Integrou, pois dois mandatos, a diretoria da Associação dos Juízes Federais do Brasil-AJUFE. Tem monografias e trabalhos jurídicos publicados em obras coletivas e revistas especializadas, nas áreas de direito civil, processual civil, constitucional e ambiental. Exerceu a Coordenação dos Juizados Especiais Federais na 5a Região e a Vice-presidência do TRF da 5a Região.

cristine-hopersCristine Hoepers – Gerente, CERT.br / NIC.br – Trabalha com Gestão de Incidentes de Segurança no CERT.br desde 1999, onde atua no apoio para a criação de novos Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRTs) no Brasil, no treinamento de profissionais de segurança, no desenvolvimento de boas práticas de operação de redes Internet e na conscientização de usuários. É atualmente instrutora dos cursos do CERT/CC, da Carnegie Mellon University, Chair do FIRST Botnet SIG e membro do Comitê Assessor do Projeto AMPARO do LACNIC. Já foi membro do Comitê Gestor do FIRST e moderadora e palestrante em eventos nacionais e internacionais, incluindo eventos do ITU, OEA, APWG, IGF, London Action Plan, MAAWG, LACNIC, FIRST e AusCERT, abordando os temas de Gestão de Incidentes, Spam e Fraudes na Internet, Implantação de CSIRTs e Honeypots. É formada em Ciências da Computação pela UFSC e Doutora em Computação Aplicada pelo INPE.

eduardo-wallierEDUARDO WALLIER VIANNA – Oficial do Exército Brasileiro formado pela Academia Militar das Agulhas Negras e Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados. Recentemente, coordenou o Centro de Tratamento de Incidentes de Redes de Computadores da Administração Pública Federal – CTIR Gov, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Na Universidade de Brasília atua como pesquisador no Grupo de segurança da Informação/Cibernética. No Centro de Defesa Cibernética – CDCiber, coordenou a segurança cibernética na Rio+20 em 2012 e, atualmente, é assessor de operações.

antonio-tavaresANTONIO TAVARES – Administrador de Empresas (Gestor & Negócios Internacionais) – Marketing e Vendas – FGV – Rio de Janeiro, fundador e Presidente da DIALDATA INTERNET SYSTEMS – 1992/1999, Vice Presidente para a América Latina da VIA NET.WORKS, USA , onde residiu por 3 anos e Member of the Management Committee. Sócio – Diretor Administrador da DIALDATA TELECOMUNICAÇÔES, LTDA – 2005/2012. Fundador e Presidente da ABRANET – Associação Brasileira dos Provedores de Acesso Internet – 1996/2000 e 2004/2006. Conselheiro do Comité Gestor da Internet – 1999/2007. Conselheiro e Presidente do Conselho de Administração do NIC.br 2007 -2013.

veridiana-alimontiVERIDIANA ALIMONTI – Formada em Direito e mestranda em Direito Econômico pela USP. É advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com atuação na área de telecomunicações, incluindo as iniciativas relativas à governança da Internet e participação social na regulação dos serviços. Faz parte também do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST) na Anatel

MARIANA THIBES – doutoranda em Sociologia na Universidade de São Paulo, visiting scholar na New York University, pesquisadora dos temas redes sociais, privacidade, intimidade e Internet e ex-funcionária da empresa Google. Autora do livro: O Público, o Privado e o Íntimo na Era Digital: Um Estudo sobre a Rede Social Orkut.

marco-gomesMARCO GOMES – é o fundador da boo-box – mídia digital, uma das 5 empresas de publicidade mais inovadoras do mundo, e Consigliere do Grupo Jovem Nerd, produtores de conteúdo geek premiados mundialmente. A boo-box tem uma rede de sites que alcança 60 milhões de pessoas no Brasil com anúncios de clientes como Google, Unilever, Fiat e Microsoft e recebeu investimentos da Monashees Capital e Intel Capital. Marco já palestrou na ONU em Nova York sobre Economia Criativa, tecnologia e mídias sociais. É também o personagem principal do livro “Brilliant, Crazy, Cocky” de Sarah Lacy, sobre empreendedores de alto-impacto em países emergentes.

leonardo-palharesLEONARDO PALHARES – Sócio do Almeida Advogados e Vice-Presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net. Mestre em Direito pela Universidade de Paris – Panthéon Sorbonne, Diretor de Relações Institucionais do IASP – Instituto de Advogados de São Paulo, Presidente do Comitê de Direito das Telecomunicações e Tecnologia da Federação Interamericana de Advogados (IABA – Inter-American Bar Association).

DR. RICARDO CAPUCIO BORGES – Advogado especialista em Direito de Tecnologia pela Universidade de Harvard (I-Law Program); Certificado em Direito para Propósitos Específicospela Universidade de Westminster – UK; Certificado em Propriedade Intelectual pela World Intellectual Property Organization – WIPO; Palestrante em Direito da Tecnologia da Informação; Diretor de Assuntos Jurídicos da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Software eInternet ASSESPRO; Membro da ABDI – Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações e da Câmara Setorial de TI em Minas Gerais. Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Estado de Minas Gerais; Prêmio Melhores da Advocacia Brasil (2005). Prêmio Dr. Imre Simon – Advogado que mais contribuiu para o setor detecnologia da informação nos últimos 5 anos (2011). Co-autor da obra “Radiodifusão e TV Digital no Direito Brasileiro” (Ed. Fórum. 2007).

jorilson-rodriguesJORILSON RODRIGUES – Perito Criminal do Departamento da Policia Federal, formado em Direito e Computação.

carlos-albertoCARLOS ALBERTO AFONSO – Estudou engenharia na Poli-USP e é mestre em Economia pela York University do Canadá, onde cursou o doutorado em Pensamento Social e Político. Foi diretor de tecnologia e planejamento da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS) e é consultor do Instituto Nupef. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento da Internet no Brasil, ao criar o Alternex em 1987 como um sistema de troca de mensagens experimental para entidades civis, que viria a evoluir para o primeiro provedor de serviços de Internet do país em 1989. Em 1995, enquanto era um dos diretores do IBASE, trabalhou para a criação do CGI.br, para o qual também foi indicado como membro. Em 2003, participou da proposta de reestruturação do Comitê, com a votação por um colégio eleitoral dos 11 representantes não-governamentais.

ALEXANDRE PACHECO DA SILVA – Mestre em Direito e Desenvolvimento e Bacharel em Direito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Pesquisador do Núcleo de Metodologia de Ensino (NME) e do Núcleo de Estudos em Direito e Inovação (NEDI), ambos da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

vitor-moraisVITOR MORAIS DE ANDRADE – é advogado e consultor da Associação Brasileira de Marketing Direto – ABEMD. Professor de Direito do Consumidor da PUC-SP. Mestre e Doutorando em Direito pela PUC-SP. Extensão em Economia pela FGV-SP e Negociação na Harvard Law School. Árbitro FIESP/CIESP. Ex Coordenador Geral do Departamento Nacional de Proteção do Consumidor do Ministério da Justiça – DPDC/MJ.

virgilio-augustoVIRGÍLIO AUGUSTO FERNANDES ALMEIDA – Coordenador do CGI.br. Atualmente é Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. É engenheiro eletricista pela UFMG, com mestrado em informática pela PUC-Rio e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Vanderbilt (EUA). Professor titular da UFMG desde 1994.

demi-getschkoDEMI GETSCHKO – é engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da USP (1975), com mestrado (1980) e doutorado (1989) em Engenharia pela mesma instituição. Trabalhou no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP (1971-1985) e no Centro de Processamento de Dados da FAPESP (1986-1996), nesse período foi coordenador de operações da RNP e participou do esforço da implantação de redes no país. Foi um dos responsáveis pela primeira conexão TCP/IP brasileira, que ocorreu em 1991, entre a FAPESP e a ESNet (Energy Sciences Network), nos Estados Unidos, por meio do Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory). Foi Diretor de Tecnologia da Agência Estado, empresa do Grupo Estado, em dois períodos: entre 1996 e 2000, e novamente entre 2002 e 2005. Foi Vice-Presidente de Tecnologia do IG entre 2000 e 2001. Foi, ainda, professor da Escola Politécnica da USP, e hoje é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde leciona Arquitetura de Computadores e onde também coordena o laboratório da camada 2 do Projeto KyaTera. Atuou como membro da diretoria da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) pela ccNSO (Country Code Names Support Organization), eleito para o período de 2005-2007, e reeleito para 2007-2009. É Conselheiro do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) desde 1995 e Diretor-Presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação) desde 2006.

danilo-donedaDANILO DONEDA – é Mestre e Doutor em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ele ocupa o cargo de Coordenador-Geral de Supervisão e Controle do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (DPDC/MJ); é Professor da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) e Pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio.

luiz-costaLUIZ COSTA – Procurador da República em São Paulo
Fundador do Grupo de Trabalho Tecnologias da Informação e Comunicação do Ministério Público Federal, Mestre em Direito da Internet pela Universidade de Paris I – Panthéon Sorbonne.

eduardo-fumesEDUARDO FUMES PARAJO – Iniciou no mercado de provimento de acesso e serviços Internet em 1996, e desde abril de 2007 é presidente da ABRANET, onde exerce o cargo pelo segundo mandato consecutivo até 2011.